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Quando um domínio -- independente do provedor onde ele esteja hospedado -- envia um e-mail, o servidor do destinatário faz diversas verificações para identificar se o e-mail pode ou não ser spam. Os nossos servidores de recebimento também realizam estas verificações. Uma das checagens mais importantes que fazemos é a política de SPF. Se alguém tentar mandar um e-mail falso em nome do seu domínio, o equipamento que fará o envio possuirá um IP diferente deste que está listado, o que fará com que o servidor de destino entenda que se trata de um spam e poderá recusar o e-mail.
Além do SPF recusamos e-mails enviados à partir de servidores:
Como identificar se há SPF no domínio de quem me mandou o e-mail?
Acesse o Prompt de comando e vamos fazer um teste com um domínio da sua Revenda. Digite o seguinte:
nslookup -q=txt seu_dominio
Você notará que o Prompt de comando mostrará uma linha similar a essa:
"v=spf1 ip4:200.234.192.0/20 ip4:200.234.208.0/20 ip4:201.76.32.0/19 ip4:201.76.49.0/19 mx/24 ~all"
Neste resutado, a configuração do SPF lista os IPs que estão autorizados a enviar e-mails em nome do seu domínio, ou seja, quando o servidor do destinatário checar quais são os IPS autorizados para o envio, aceitará as mensagens (visto que o seu domínio está configurado corretamente).
Se alguém tentar mandar um e-mail falso em nome do seu domínio, o equipamento que fará o envio possuirá um IP diferente deste que está listado, o que fará com que o servidor de destino entenda que se trata de um spam e, automaticamente, recusará o e-mail. Agora veremos um exemplo de domínio sem SPF configurado:
No prompt de comando do Windows digite:
nslookup -q=txt globo.com.br
primary name server = ns01.oghost.com.br
responsible mail addr = fapesp.corp.globo.com
serial = 2010122900
refresh = 10800 (3 hours)
retry = 3600 (1 hour)
expire = 604800 (7 days)
default TTL = 600 (10 mins)
Neste exemplo, o domínio alicopsa.cl não possui SPF, ou seja, não há uma lista de IPs autorizados a enviar e-mails em nome deste domínio. Quando o e-mail enviados por eles chegar no gateway de entrada da Revenda, e é identificada sem o SPF, ela é tratada como neutra e entra em greylisting, ou seja, o nosso servidor devolve a mensagem para o remetente pedindo para responder em até 5 minutos. Esse processo evita spam, já que o spammer geralmente não responde o e-mail de confirmação. Ao receber a resposta o domínio do rementente será adicionado em uma lista branca (whitelist) pelo período de 7 dias e o processo recomeça sempre que é expirado esse prazo. O nosso gateway de entrada devolve o e-mail pedindo reenvio em 5 minutos com uma mensagem similar a esta:
host mx.dominiodarevenda[200.234.222.116] said: 451
4.7.1 Greylisting in action, please come back in 00:05:00 (in reply to RCPT TO command)
Entenda o motivo da existência do Greylisting nos servidores da Revenda
Existem regras internacionais -- RFC 4408 -- que auxiliam o administrador do servidor de e-mail a configurá-lo de modo adequado para que as mensagens enviadas por este servidor não sejam tratados como spam. Quando o administrador deixa algum ponto passar batido, isso pode comprometer as mensagens enviadas, independente do destino. O nosso gateway de entrada foi configurado segundo essas regras e é indispensável que o remetente tenha SPF configurado de modo correto para garantir que haja a entrega sem o processo de greylisting
Quero receber e-mails enviados por domínios que não possuem SPF configurado e sem o processo de greylisting. É possível?
Sim. O único modo de receber e-mails de domínios que não possuem SPF sem o processo de greylist é alterando a zona de DNS para os e-mails serem entregues direto no servidor de Revenda, sem a filtragem de spam para todas as caixa postais do domínio que passar por essa modificação, o que acarretará em aumento significativo no recebimento de spam.
Mesmo ciente que o domínio receberá muito spam, quero evitar o processo de greylisting. O que fazer?
ATENÇÃO: Se este procedimento for efetuado de modo incorreto, o domínio deixará de receber e-mails.
A Locaweb não se responsabilizará pelo excesso de spam que as caixas postais do domínio poderão receber
pois você removerá o principal filtro com este procedimento
Acesse o Painel Plesk; Clique sobre o domínio; Vá em Delete a seguite linha:
mx.seudomínio................... 200.234.222.116
Em seguida, vá em Adicionar novo registro de DNS e preencha os campos da seguinte maneira:
ping ns1.dominio (qualquer domínio que utilize os DNSs do Plesk)
Você terá como resposta o IP do servidor, contudo é indispensável que você faça esse teste de ping com mais de um domínio da Revenda apenas para se certificar que o IP é o mesmo. Todos os domínios da Revenda responderão com o mesmo IP e essa é uma maneira de você ter certeza que adicionou o IP correto. Após efetuar essa alteração, aguarde algumas horas para que ocorra a propagação de DNS e você receberá os e-mails normalmente. |
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sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Validação de SPF
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