É muito comum uma instalação de TFS ser feita inicialmente com versões trial dos produtos (TFS, SQL Server, SharePoint etc.). Isso porque muitas vezes o processo de compra dos produtos está sendo conduzido em paralelo com a implantação do TFS e, para evitar atrasos, usa-se uma versão trial que pode ser posteriormente promovida para a definitiva assim que chegarem as licenças. Neste post vou explicar como tratar o SQL Server, pois pode ser uma das etapas mais trabalhosas desse processo.
Quando instalamos uma versão trial do SQL Server, ele instala uma edição equivalente à Enterprise. E isso é tão importante que vou destacar para você não se esquecer:
Tem mais um ponto importante: O TFS inclui uma licença do SQL Server Standard, sem custo adicional, para ser usada exclusivamente pelo próprio TFS (exceção feita ao TFS Express, que obviamente vem com o SQL Server Express). Esse é outro ponto importante, que também merece ser salientado:
Com essas informações devidamente esclarecidas, vamos ao que interessa.
Achando a Product Key do SQL Server
Sei que isso pode parecer meio óbvio, mas muitos clientes têm dificuldade com esta parte. Quando eles procuram a chave de produto no VLSC o que eles encontram é isto:
Como assim, “não exige uma chave de produto”? É que muitos dos produtos Microsoft agora são pre-pidded, ou seja, vêm com a chave de produto pré-aplicada na imagem ISO. O “truque”, portanto, é baixar a imagem ISO e extrair a chave de lá.
Assim, se você não achar a chave de produto do SQL Server no site da Microsoft (seja no VLSC no caso do Enterprise ou no MSDN Subscriptionsno caso do Standard), baixe a imagem ISO correspondente à versão e edição do SQL Server que você pretende ativar. A seguir, monte a imagem ISO e abra o arquivo
<drive>:\x64\DefaultSetup.ini
. Dentro dele você encontra a chave de produto que usaremos para ativar o trial:
Agora, vamos aplicar essa chave de produto.
Ativando como Enterprise
Se você vai ativar seu trial como Enterprise, está com sorte. Lembra quando eu disse que o trial equivale ao Enterprise? Então, nesse caso nosso único trabalho é aplicar a chave de produto.
Abra, a partir do Menu Iniciar em seu servidor com o SQL Server, o SQL Server Installation Center (64-bit). Na página Maintenance, clique em Edition Upgrade:
Agora é só informar a chave de produto e Next, Next, Finish
Não esqueça de reiniciar o servidor no final do processo para os serviços do SQL Server detectarem o novo licenciamento.
Ativando como Standard
Aqui é que a porca torce o rabo
Para ativar o trial como Standard, precisamos fazer um downgrade de edição (lembra? Enterprise!). Só depois disso podemos aplicar a chave de produto.
NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER BACKUP DOS BANCOS DE DADOS
ANTES DE COMEÇAR!
ANTES DE COMEÇAR!
Para fazer o downgrade, precisamos primeiro desabilitar os recursos do Enterprise que não estarão disponíveis no Standard. Essencialmente, isso significa executar em cada um dos bancos de dados presentes no data tier do TFS o comando abaixo (mais informações aqui):
1
| EXEC [dbo].[prc_EnablePrefixCompression] @online = 0, @disable = 1 |
Depois, o processo é o mesmo do Enterprise: basta aplicar a chave de produto e pronto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário